O caminho do Autoconhecimento

O autoconhecimento é um convite à uma lapidação interior, a termos um olhar mais profundo sobre quem somos, sobre o que é realmente importante para nós, nossos valores, desejos e sonhos. E também sobre os pontos que precisamos desconstruir: os padrões que repetimos, nossas sombras (que precisamos integrar na nossa consciência), crenças distorcidas e etc. E assim vamos adentrando cada vez mais na VERDADE do nosso ser.

O nosso mundo interior só pode ser conhecido através de uma observação atenta e cuidadosa. É necessário colocar nossos julgamentos de lado e começar a se observar com muita consciência e total aceitação.

Um ótimo ponto de início para um processo de autoconhecimento é olhar para aquilo que mais nos INCOMODA. Geralmente o que nos incomoda no outro ou no mundo lá fora está revelando algo similar que temos dentro de nós mesmos, porém ainda não integramos na consciência. Exemplo: eu me incomodo quando o outro não me valoriza como eu gostaria. Neste caso pergunte a si mesmo(a): “Será que eu estou me valorizando como deveria?”. Muito provavelmente a resposta será NÃO. Então é aqui que se inicia um processo de transformação. Agora que você já sabe que precisa começar a se valorizar mais ao invés de esperar que os outros façam isso por você. Faz sentido?

O autoconhecimento é um caminho longo, às vezes árduo, mas é o único que nos levará ao paraíso da consciência – o lugar mais desejado dentro de nós mesmos – onde tudo é pleno, amoroso e completo. 

Kátia Bueno – Master coach e terapeuta integrativa

contato:

redes socias: